DESTAQUE
No Dia do Trabalhador, Prefeitura de MOC realiza edição especial do Festival Cidade Viva com serviços gratuitos, cultura e lazer para toda a população
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
No Dia do Trabalhador, Prefeitura de MOC realiza edição especial do Festival Cidade Viva com serviços gratuitos, cultura e lazer para toda a população
O evento gratuito vai transformar o Parque Municipal Milton Prates em um ambiente de celebração à cultura, ao convívio familiar e à ocupação cidadã dos espaços públicos, com uma programação diversa e acessível para todas as idades.
No dia 1º de maio, feriado do Trabalhador, a Prefeitura de Montes Claros realiza uma edição especial do Festival Cidade Viva, com uma programação gratuita, afetiva e pensada para toda a população. Reconhecido por reunir cultura, lazer e serviços públicos de forma integrada, o evento chega para ocupar o Parque Municipal Milton Prates com atividades que celebram o convívio em família, o acesso democrático à cultura e a valorização do servidor.
A escolha do Cidade Viva reforça uma parceria de sucesso e integra um momento já tradicional no calendário da cidade, que reúne um público participativo e fiel a cada ano.
Montes Claros se prepara para viver um feriado diferente no dia 1º de maio, com a chegada da segunda edição do Festival Cidade Viva. O evento gratuito vai transformar o Parque Municipal Milton Prates em um ambiente de celebração à cultura, ao convívio familiar e à ocupação cidadã dos espaços públicos, com uma programação diversa e acessível para todas as idades.
Após edições bem-sucedidas em Belo Horizonte, Santa Bárbara e Santa Luzia, o Festival Cidade Viva chega a Montes Claros com a missão de consolidar-se como um dos principais projetos de promoção cultural em espaços públicos de Minas Gerais. Em sua segunda edição, o evento reforça seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, ao proporcionar uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, voltada para toda a comunidade.
Entre as atrações estão shows musicais, oficinas culturais, intervenções artísticas, parque de brinquedos infláveis a céu aberto, experiências com óculos de realidade virtual, espaço para piquenique, atividades recreativas com monitores e distribuição de brindes. Toda a estrutura foi pensada para promover o acolhimento, a alegria e a interação entre gerações — com destaque para brincadeiras tradicionais em família, mediadas por monitores, que incentivam a convivência entre pais, filhos, avós e netos.
Com entrada franca, o evento é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da CEMIG e da Tambasa Atacadistas, além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do projeto Saúde aos Montes, que realizará, na mesma data, o Dia D de Multivacinação, com ações de prevenção e cuidado com a saúde.
“Celebrar o Dia do Trabalhador com um evento de qualidade, gratuito e voltado para as famílias reforça nosso compromisso com o bem-estar da população. A parceria com o Cidade Viva nos permite oferecer, em um único espaço, cultura, lazer e serviços públicos de forma integrada e acolhedora. É uma forma de reconhecer o valor do servidor e promover um momento de pertencimento e alegria para toda a cidade”, afirma Junea Rebelo, secretária municipal de Cultura.
A proposta do Festival Cidade Viva acompanha uma tendência global de reocupação dos espaços urbanos com atividades culturais acessíveis. Em Medellín (Colômbia), as Bibliotecas Parque transformaram comunidades vulneráveis em polos de convivência e aprendizado. Na França, o Centro Pompidou-Metz descentralizou o acesso à arte contemporânea, revitalizando uma antiga zona industrial. No Brasil, o Museu Aberto de Arte Urbana (São Paulo) e o projeto São Mateus em Movimento levaram cor, arte e cidadania às periferias urbanas, enquanto o festival MIAU Fanzara, na Espanha, transformou uma pequena vila em referência internacional de arte urbana. São exemplos que comprovam: quando a cultura ocupa o espaço público, ela gera pertencimento, inclusão e desenvolvimento.
Segundo o idealizador do projeto, Marcus Honorato, o evento é fundamentado em princípios que promovem a reconstrução dos vínculos familiares e a democratização do acesso à cultura.
“O Festival visa propiciar ao público, através de uma programação diversificada, o resgate de valores e tradições, ao mesmo tempo que fomenta a formação cultural e o resgate de práticas alternativas de lazer”, destaca Honorato.
O Cidade Viva oferece uma estrutura completa e de alta qualidade, semelhante a grandes eventos privados, mas com acesso 100% gratuito. Toda a programação é pensada para garantir conforto, segurança e experiências enriquecedoras, com atividades conduzidas por profissionais e monitores especializados.
Estrutura e Impacto Social
* Atrações culturais para todas as idades ao longo de um dia inteiro de programação
* Espaços interativos com foco em inclusão, ludicidade e estímulo ao convívio
* Apoio à economia criativa local, com geração de empregos temporários e movimentação de empreendedores de alimentação e serviços
* Ações de saúde pública integradas ao evento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde
* Estímulo ao uso do espaço urbano como ponto de transformação cultural e educativa
SERVIÇO
Dia do Trabalhador – Festival Cidade Viva
1º de maio – quinta-feira (Feriado do Trabalhador)
8 às 20 horas
Parque Municipal Milton Prates
Entrada gratuita