DESTAQUE

Do passado ao futuro: Fecomércio MG lança campanha para incentivar contratação de profissionais 50+



Do passado ao futuro: Fecomércio MG lança campanha para incentivar contratação de profissionais 50+

Iniciativa quer fazer a ponte entre pessoas que estão em busca de oportunidades e empregadores que enfrentam a escassez da mão de obra.



O Sistema Fecomércio por meio do Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais lança neste mês uma campanha sobre a importância de se estimular a contratação de colaboradores com 50 anos ou mais. Tendo como base o mote: “Quem tem passado, pode oferecer futuro. Empregue pessoas com 50+”, a iniciativa mostra, de forma clara e objetiva, as inúmeras vantagens que a contratação de pessoas dessa faixa etária pode trazer para as empresas.


Entre os benefícios para os trabalhadores com mais de 50 anos que querem se candidatar a uma vaga de emprego no setor do comércio de bens, serviços e turismo estão as capacitações e encaminhamento ao mercado de trabalho por meio dos produtos e serviços gratuitos do Senac e, depois de contratados, todos os serviços oferecidos pelo Sesc. Para as empresas que contratam, os profissionais sêniores levam, entre outros benefícios, a baixa rotatividade e a resiliência.


“Essa campanha funciona como uma ponte entre aquelas pessoas com mais de 50 anos que querem trabalhar e não estão encontrando oportunidades e o setor do comércio de bens e serviços que enfrenta escassez de mão de obra. Estamos estimulando esses dois lados fundamentais da produção a se encontrarem”, explica o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato.


O setor produtivo do comércio de bens, serviços e turismo, representado pela Fecomércio MG, já é o que mais emprega no estado, com cerca de sete entre dez carteiras de trabalho assinadas.


Pesquisadores do Ibre/FGV, com dados do Caged, mostram que, de janeiro a outubro de 2024, as contratações de profissionais entre 50 e 59 anos em 2024 no Brasil cresceu mais de 130% e mais de 70% delas foram realizadas pelo setor de serviços, o que evidencia que o mercado de trabalho está se abrindo a mudanças.


Mudança de cultura do mundo do trabalho

A iniciativa de estimular a geração de novas vagas para os trabalhadores sêniores aciona de modo específico os chamados braços sociais do Sistema, Sesc e Senac. Com a Campanha, que começa a ser implementada neste mês de março, o Senac, que já atua no treinamento e na capacitação de profissionais de todas as idades, vai focar no desenvolvimento dos trabalhadores com idade a partir de 50 anos.


Entre as ações estão, o programa Rede de Carreiras é um portal gratuito que facilita o encontro entre empresas e candidatos, conectando talentos a oportunidades de emprego de forma ágil e acessível.


A plataforma passou por ampliação para atender especificamente o público 50+, permitindo a divulgação de vagas afirmativas para essa faixa etária.


Até o dia 10 de março, o portal contava com 1.416 vagas exclusivas para o público 50+, ofertadas por 99 empresas parceiras em todo o estado. Os profissionais interessados devem acessar rededecarreiras.com.br, realizar o cadastro e buscar vagas identificadas como “Vaga Afirmativa para 50+”.


Já as empresas que desejam aderir ao movimento devem se cadastrar na plataforma e, ao publicar oportunidades, selecionar a opção correspondente para garantir que as vagas sejam direcionadas a esse público.


Cursos SENAC

Além da intermediação junto ao mercado de trabalho, o Senac oferece qualificação profissional ao disponibilizar cursos, em sua maioria gratuitos, para todas as faixas etárias, incluindo o público 50+.

Seu portfólio abrange cursos ágeis, técnicos, graduação e pós-graduação (MBA) em diversas áreas, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo.

Para mais informações sobre a Campanha 50 + clique aqui.

SESC +60

Voltado para o grupo de idosos 60+, o trabalho do Sesc também é tradicional em Minas Gerais. São desenvolvidas ações de formação e intercâmbio de grupos, com o objetivo de promover a participação social, o exercício da cidadania em defesa dos direitos sociais e o protagonismo do indivíduo.

As atividades são voltadas para pessoas com mais de 60 anos com propósito de contribuir para o desenvolvimento físico e cognitivo, superação do isolamento social, resgate e fortalecimento da autoestima, autonomia e reconhecimento social.

Com o aumento da expectativa e qualidade de vida, esse público vem se transformando e, para acompanhar essa evolução, o Sesc propõe um formato de trabalho mais dinâmico, colocando o idoso como o protagonista das atividades e não só o espectador.

Para isso, serão desenvolvidos fóruns de debate sobre a valorização da pessoa idosa, encontro de convivência para troca de conhecimentos, ações de voluntariado, além de diversas oficinais artística-educativas.

Todas as atividades são exclusivamente voltadas a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes.

O Sesc +60 é realizado nas seguintes unidades: Sesc Almenara, Sesc Araxá, Sesc Contagem, Sesc Floresta (BH), Sesc Governador Valadares, Sesc Juiz de Fora, Sesc Lavras, Sesc Montes Claros, Sesc Paracatu, Sesc Patos de Minas, Sesc Poços de Caldas, Sesc Santa Luzia, Sesc Santa Quitéria (BH), Sesc São Lourenço, Sesc Sete Lagoas, Sesc Tupinambás (BH), Sesc Uberaba, Sesc Uberlândia, Sesc Varginha e Sesc Venda Nova (BH).

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos.

Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais.

A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal.

A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.


*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante

Postagens mais vistas

Vagas disponíveis na UAI (SINE) - MOC

Vaga para Auxiliar de Serviços Gerais - Meio período - Temporário - Duração do contrato: 1 mês

Concurso da Conab lança edital com 403 vagas; salário de até R$8,1 mil

Vaga para Estoquista - Inscrições abertas até 26 de abril de 2025

Vaga para Jovem Aprendiz - Inscrições abertas até 19 de maio de 2025 - É necessário ter entre 14 e 23 anos

Confira as oportunidades de emprego abertas no Cordeiro Supermercados

Vagas para Pesquisa de Satisfação Aeroportuária - Aeroporto de Montes Claros - Mário Ribeiro - Inscrições abertas até 30 de maio de 2025 - Formação acadêmica – Ensino Médio ou Superior

Cencosud Brasil - Bretas abre oportunidades de emprego