DESTAQUE
Um novo edital do concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) foi autorizado com a oferta de 255 vagas de nível superior
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de delegado de polícia (54), investigador de polícia (165), perito criminal (26) e médico-legista (10).
Lembrando que a seleção deve correr em breve, de acordo com informações recentes do delegado Joaquim Francisco Silva, em reunião com o Sindicato dos Delegados.
Autorização
Foi AUTORIZADO o novo concurso da Polícia Civil de Minas Gerais (PC MG) com a oferta de 255 vagas!
As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de delegado de polícia (54), investigador de polícia (165), perito criminal (26) e médico-legista (10).
Previsão
Em fevereiro de 2023, o delegado-geral da PC MG, Joaquim Francisco Neto e Silva, anunciou que um novo concurso era previsto ainda para 2023.
A informação foi divulgada durante reunião com o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindepominas) e com a Associação dos Delegados da PC MG (ADEPOL MG).
Na ocasião, o ex-chefe da Polícia Civil de Minas Gerais disse que a instituição estava finalizando o plano de contratação.
“A Polícia Civil está encerrando a formalização de um plano de provimento de cargos. Portanto, ainda neste ano, conforme já ressaltado pelo nosso vice-governador Mateus Simões, nós teremos nomeações e, inclusive, concursos”.
Além do concurso previsto, também houve o anúncio do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, referente a 2.500 convocações até 2026.
Concurso PC MG: Etapas e provas
A seleção dos candidatos foi realizada através das seguintes etapas:
Prova Objetiva de Conhecimentos;
Prova de Digitação, de caráter eliminatório [apenas para Escrivão];
Exames Biomédicos e Biofísicos, de caráter eliminatório;
Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
Provas de Títulos, de caráter classificatório;
Investigação Social, de caráter eliminatório.
Para os cargos de Médico Legista, Perito e Investigador, as provas do concurso Polícia Civil MG ocorreram no dia 12 de dezembro. Enquanto que para Delegado e Escrivão as provas objetivas foram realizadas no dia 19 de dezembro.
Provas Objetivas
A Prova de Conhecimento Objetiva constou de 60 a 70 questões de múltipla escolha, cada uma com 4 alternativas de respostas, existindo apenas uma resposta correta, assim divididas por disciplinas:
Delegado:
10 questões de Direito Administrativo.
10 questões de Direito Civil.
10 questões de Direito Constitucional.
10 questões de Direito Penal.
10 questões de Direito Processual Penal.
05 questões de Direitos Humanos.
10 questões de Medicina Legal.
05 questões de Noções de Criminologia.
Médico Legista:
10 questões de Língua Portuguesa;
b) 10 questões de Direitos Humanos;
c) 10 questões de Medicina Legal;
d) 10 questões de Toxicologia Forense;
e) 10 questões de Patologia;
f) 10 questões de Psiquiatria Forense.
Perito Criminal – Área Geral:
10 questões de Física;
10 questões de Matemática;
10 questões de Língua Portuguesa;
10 questões de Direitos Humanos;
10 questões de Noções de Informática;
10 questões de Biologia.
Perito Criminal – Áreas Específicas de Engenharia Civil, Engenharia Geológica/Geologia e Medicina Veterinária:
10 questões Específicas;
10 questões de Física;
10 questões de Matemática;
10 questões de Língua Portuguesa;
10 questões de Direitos Humanos;
05 questões de Noções de Informática;
05 questões de Biologia
Escrivão e Investigador:
10 questões de Língua Portuguesa
10 questões de Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais (Lei Estadual n.º 5.406, de 16 de dezembro de 1969 e Lei Complementar Nº 129/2013, de 08-11-2013, e suas respectivas alterações)
10 questões de Noções de Direito
10 questões de Direitos Humanos
10 questões de Noções de Informática
05 questões de Noções de Criminologia
05 questões de Noções de Medicina Legal
Cada questão da prova valeu 1 ponto. Foi considerado aprovado o candidato que obteve o mínimo de 60% das respostas corretas, sendo eliminado aquele que obteve nota inferior ou equivalente a 20% das questões em qualquer uma das disciplinas, ainda que no somatório final da nota obtenha índice igual ou superior a 60%.
Prova Prática de Digitação
A Prova Prática de Digitação, de caráter eliminatório, foi realizada em Belo Horizonte. Somente prosseguiram os 1.191 candidatos de melhor pontuação habilitados na Prova de Conhecimento Objetiva, dentre estes já incluídos os 119 candidatos com deficiência.
A Prova Prática de Digitação foi realizada em microcomputador desktop arquitetura Windows, teclado Português Brasil ABNT2 e Editor de Texto (writer do LibreOffice 6 ou superior, em plataforma Microsoft Windows).
O candidato que não conseguiu 700 toques líquidos (TL) em 5 minutos foi considerado INAPTO e eliminado do concurso Polícia Civil MG.
Etapa de exames biomédicos e biofísicos
A etapa dos Exames Biomédicos e Biofísicos teve caráter eliminatório, composta de duas fases, que ocorreram em momentos distintos: primeiramente os candidatos aprovados foram submetidos aos Exames Biomédicos e, se APTOS, estariam habilitados para se submeterem aos Exames Biofísicos.
Exames Biomédicos;
Exames Biofísicos:
Flexão de braço;
Impulsão horizontal;
Corrida de 50 metros rasos;
Teste de Cooper (12 minutos).
Cada teste teve um tempo específico para ser realizado e teve pontuação máxima de 25 pontos, que foram dados tendo em vista a capacidade e sanidade física do candidato dentro dos parâmetros.
Para ser considerado APTO nesta etapa do concurso Polícia Civil MG, o candidato deveria obter o mínimo de 60 pontos no total dos testes a que foram submetidos, desde que atingido o mínimo de 2 pontos em cada um dos testes.
Avaliação Psicológica
A Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, teve como objetivo avaliar o candidato nos seus aspectos de inteligência, aptidões específicas e características de personalidade adequadas ao exercício profissional, apuradas por meio de instrumentos objetivos da Psicologia.
Prova de Títulos
Somente foram julgados os títulos dos candidatos aprovados em todas as etapas anteriores. A prova de Títulos teve caráter classificatório e teve valor máximo de 05 pontos.
Diploma de Curso Superior, expedido por estabelecimento de ensino oficial ou reconhecido: 02 pontos;
Diploma de curso de pós-graduação, expedido por estabelecimento de ensino oficial ou reconhecido, a saber:
lato sensu – Especialização: 02 pontos
stricto sensu – Mestrado: 03 pontos
stricto sensu – Doutorado: 04 pontos
Certificado de conclusão de curso de natureza policial da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, ou congênere, com carga horária igual ou superior a 80 horas/aula: 01 ponto para cada curso de natureza policial diferente, até o limite de 03 pontos.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos