DESTAQUE
Covid-19: Montes Claros amplia aplicação da vacina Bivalente para idosos com mais de 60 anos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Prefeitura de Montes Claros ampliou a aplicação do reforço com a vacina Pfizer Bivalente para idosos com mais de 60 anos. A partir desta segunda-feira (13), todas as salas de vacinação do município começaram a aplicação para o novo público-alvo.
Com isso, a dose de imunização contra a variante Ômicron está disponível para os grupos prioritários:
Maiores de 60 anos
Imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão
Pessoas que vivem em Instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores.
O público apto a receber a vacina, precisa comparecer nas salas de vacinação munidos de cartão SUS, identidade e cartão de vacina.
Mais vacinas
Ao todo, 54 municípios pertencentes a Superintendência Regional de Saúde estão recebendo a nova remessa de 43,6 mil doses de vacinas bivalentes e pediátricas.
A previsão é de que o repasse da nova remessa às secretarias municipais de saúde seja concluída na tarde desta segunda (13).
A primeira remessa de 28.854 vacinas bivalentes foi entregue aos municípios a partir do dia 16 de fevereiro, para início da aplicação de uma dose de reforço em pessoas com idade a partir de 70 anos; pessoas que trabalham ou moram em instituições de longa permanência com idade a partir de 12 anos; pessoas imunocomprometidas e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Por meio de nota, a SRS explicou que a vacina bivalente contra a covid-19 inclui ácido ribonucleico – (RNA) que codifica a proteína “spike” da cepa original de SARS-CoV-2 e da Ômicron, bem como das variantes BA.4 e BA.5. Essa vacina é recomendada para pessoas com 12 anos ou mais de idade, com aplicação de uma dose em quem já concluiu o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para aplicação de doses de reforço com vacinas bivalentes é de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.
Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes.
Já a aplicação de doses de reforço para pessoas que não estão nos grupos prioritários de recebimento de imunizantes bivalentes será realizada com vacina monovalente disponível nas unidades de saúde.
Além da segunda remessa de vacinas bivalentes, a Superintendência Regional de Saúde também está entregando às secretarias de saúde nova remessa de 2.060 doses de imunizantes Coronavac, destinados à aplicação da segunda dose em crianças com idade entre 3 e 4 anos.
Outras 1,9 mil doses de vacinas da Pfizer pediátrica também estão sendo repassadas aos municípios, para aplicação em crianças da faixa etária de 3 meses a dois anos de idade.
Os municípios que possuem maior população a ser vacinada e que, por isso, estão recebendo maior quantidade de imunizantes são:
Montes Claros 12.490 doses, sendo 11.010 doses de vacinas bivalentes);
Janaúba (3.732);
Porteirinha (2.088);
Bocaiúva (1.568);
Monte Azul (1.514);
Espinosa (1.414);
Taiobeiras (1.244);
Francisco Sá (1.102);
Coração de Jesus (1.094);
Jaíba (1.070);
Rio Pardo de Minas (946 doses).